“Vira Adubo Comunitário” dá destinação sustentável a mais de 22,7 mil litros de matéria orgânica

Metade dos resíduos urbanos gerados no Brasil são orgânicos e poderiam ser reciclados em casa ou em escala industrial por meio da compostagem, um processo biológico de decomposição da matéria orgânica. Sua implantação reduz o lixo nos aterros sanitários, diminui o mau cheiro do lixo doméstico e ainda abre possibilidades para seu uso como adubo ecológico, utilizado no cultivo de alimentos orgânicos e hortas.

Ciente da relevância da compostagem, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza, desde maio desse ano, o projeto “Vira Adubo Comunitário”, no bairro Jardim Gollo. A iniciativa visa o fortalecimento da coleta de resíduos orgânicos domésticos e implantação de processo de compostagem junto à Horta Urbana Agroecológica.

Ao longo desses oito meses, cerca de 22,7 mil litros de matéria orgânica já deixaram de ser destinados a aterros e estão em processo de compostagem. O projeto também tem uma ramificação na educação ambiental e realiza oficinas práticas e integrativas, além da manutenção da Horta Urbana Agroecológica, que usa o composto orgânico produzido localmente e beneficia o bairro com alimentos de qualidade.

Os resultados do “Vira Adubo Comunitário”, contudo, não seriam tão significativos sem a participação da sociedade. Hoje, 160 residências participam do projeto. Nesse sentido, a agente ambiental contratada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio financeiro do Fundo Municipal de Meio Ambiente, Amanda Dutra, comenta que “é uma satisfação ver a participação efetiva dos moradores. Isso demonstra o quanto podemos transformar nossa realidade local se nos mobilizarmos como um grupo com um mesmo propósito”.

O secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori, indica que o aumento da separação e destinação correta de resíduos orgânicos do bairro reduz gastos públicos, aumenta a vida útil do aterro sanitário, serve como adubo para a horta do bairro, além de contribuir com a preservação de recursos naturais. “A criação de um centro de compostagem em conjunto com a horta agroecológica cria a oportunidade de participação ativa da comunidade na solução dada aos resíduos orgânicos e na produção de alimentos”, finaliza.

Para fazer parte desse projeto transformador, a população pode obter mais informações pelo telefone 3855-9677.