Veículos do tipo flex da frota municipal vão utilizar somente etanol

A portaria nº 7581/2017, publicada na edição de 02 de junho do Jornal Oficial de Socorro, estabelece a obrigatoriedade de abastecimento com etanol para os veículos do tipo flex da municipalidade, salvo em casos de ausência deste tipo de combustível ou oferta de outros biocombustíveis.

A decisão, além de resultar em diminuição do impacto sobre o meio ambiente, também colabora para a somatória de pontos de Socorro no programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo, cujo ranking é parâmetro para a destinação de recursos ao município.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia, a utilização de etanol produzido através da cana de açúcar reduz, em média, em 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa – dióxido de carbono, metano e óxido nitroso – se comparada à queima de gasolina.

A portaria prevê que a orientação às demais secretarias para o cumprimento da decisão, bem como as instruções para motoristas e encarregados de transportes, cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Por motivos de economicidade, será permitido o abastecimento com outro tipo de combustível caso a equação custo/consumo revele desvantagem no uso de etanol.