Socorro terá plano de saneamento rural

Segundo do IBGE, três a cada quatro residências rurais no Brasil não possuem sistemas de tratamento ou de destinação adequados de esgoto, isso cria um ciclo que impacta diretamente essas mesmas habitações. Cerca de dois terços dessas propriedades captam água em poços e nascentes muitas vezes contaminados.

A fim de transformar essa realidade, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades LTDA, realizará a elaboração do “Plano Municipal de Saneamento Rural”. O projeto será financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori, relata que o descarte de esgoto doméstico diretamente no meio ambiente é uma prática comum nas propriedades rurais do município. “Esses métodos são inadequados, pois contaminam o solo, poluem os cursos d’água e poços utilizados para o abastecimento humano. O plano contará com orientações sobre a implantação e melhorias dos serviços de saneamento na área rural, garantindo, assim, mais saúde à população e qualidade ao meio ambiente”, avalia.

O Plano Municipal de Saneamento Rural dará diretrizes para o tratamento e garantia da qualidade da água, tratamento de esgoto, drenagem e manejo de águas pluviais e o manejo de resíduos sólidos, visando a defesa, conservação e recuperação da qualidade e salubridade ambientais da área rural do município.