Socorro conquista pelo 3° ano consecutivo prêmio Município VerdeAzul

O Município de Socorro conquistou na manhã desta quinta-feira, 5, pelo 3° ano consecutivo, a certificação do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

A certificação é referente ao ano de 2019 e consolida a evolução de Socorro na agenda ambiental, estando mais uma vez entre os melhores do Estado.

A cerimônia de certificação, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo (SP), sede do Governo do Estado, contou com a presença do Prefeito André Bozola, dos Secretários Municipais Henrique Cézar, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Ricardo Lopes, da Saúde, e o Superintendente do Cisbra, João Batista Preto de Godoy. A equipe do Departamento de Meio Ambiente esteve representada pela Diretora Giulia Defendi, além do Biólogo Marcos Ribeiro Junior e do Engenheiro Marcos Satoshi.

O Secretário de Estado Marcos Penido, da Infraestrutura e Meio Ambiente, e o Coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo, realizaram as entregas dos troféus e certificados.

Para o Secretário da SEMADS, Henrique Cézar, a conquista mostra a importância do trabalho em conjunto. “Desenvolver a agenda Município VerdeAzul não é tarefa só do Meio Ambiente. Socorro tem se destacado porque todas as áreas estão comprometidas, a saúde, a educação, a cidadania, enfim, ajudam a difundir a importância de ações sustentáveis em todos os segmentos, aumentando o engajamento da população e melhorando os resultados”, explicou.

O Prefeito André Bozola comemorou o resultado. “A conquista pelo 3° ano consecutivo mostra que estamos avançando para garantir o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. Socorro está crescendo e a agenda do VerdeAzul mostra nossa preocupação em proporcionar mais qualidade de vida para nossa população e nossos visitantes”, destacou o Prefeito.

O Programa Município VerdeAzul consiste em 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Entre as ações práticas em 2019, Socorro destacou-se:

Projeto de Compostagem em parceria com a VisaFértil
Em parceria com a empresa VisaFértil foram produzidas aproximadamente 20 toneladas de composto orgânico em 2017, sendo doadas aproximadamente 17 toneladas a 340 produtores rurais.

Viveiro Municipal e Destinação de material volumoso
O Viveiro Municipal em 2019 permitiu a doação de aproximadamente 700 mudas, além de promover diretamente o plantio de cerca de 250 mudas plantadas. Outra importante parceria foi com o Cisbra, através da qual 1380 m³ de resíduos volumosos, coletados nos EcoPontos, foram corretamente destinados.

Coleta Seletiva em parceria com a CORENOVA
Outra conquista de relevância para o Município foi a ampliação da coleta seletiva na cidade, atingindo atualmente 10% dos resíduos gerados, chegando a aproximadamente 90% de coleta na zona rural e 100% da zona urbana.

Educação Ambiental com a OSCIP Parcel
Já no âmbito da educação ambiental, em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo, ocorreu a implantação da Sala Verde e a difusão de noções de conscientização e Desenvolvimento Sustentável.