Sistema Ecológico de Tratamento de Esgoto é instalado no Oratório

No dia 11 de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais – IPESA,  concluiu mais uma etapa do Projeto Rio do Peixe Vivo.

O projeto, patrocinado pela empresa 1A99, promove o uso de sistemas ecológicos para o tratamento do esgoto doméstico, que se caracterizam por serem sustentáveis, eficientes e de baixo custo. Além disso, tem em vista qualificar mão de obra local para que esses sistemas possam ser replicados.

Na data mencionada ocorreu um mutirão para a instalação de um sistema Vermifiltro, seguido por um Círculo de Bananeiras na residência do casal de produtores orgânicos Ana Maria Felipin de Souza e Genivaldo Sérgio Pires de Souza. A adesão da família ao sistema foi devido à importância de se preservar a qualidade ambiental no meio rural, segundo relatado por seu patrono, o Sr. Genivaldo.

O Vermifiltro é um sistema de tratamento simples, que realiza a filtragem da água e se utiliza de minhocas para a transformação dos dejetos em húmus, que pode ser reaproveitado em jardins, por exemplo. Já o Círculo de Bananeiras realiza o tratamento das chamadas águas cinzas, permitindo a filtragem da água e sua infiltração no solo, lançando parte dessa água para a  atmosfera através da transpiração realizada pelas folhas das bananeiras.

Outros sistemas ecológicos foram implantados em locais públicos ou de uso coletivo. O Parque da Cidade recebeu um Tanque de Evapotranspiração, que trata o esgoto dos sanitários e da Pista de Skate locais, enquanto a Associação Ambientalista Copaíba implantou em sua sede um sistema Vermifiltro e um sistema Biodigestor, que realiza o reaproveitamento do biogás, formado com a decomposição da matéria orgânica.

O esgoto doméstico não tratado contamina o solo e a água, promovendo a eutrofização dos corpos hídricos e a mortandade da vida aquática. Além disso, leva ao aumento da ocorrência de doenças de veiculação hídrica, como diarreias, por exemplo, impactando diretamente a saúde pública e o bem-estar da população.

A página eletrônica oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável disponibiliza para acesso gratuito o Guia Prático – Manejo da Águas, desenvolvido em conjunto como IPESA, e conta detalhadamente os diversos sistemas ecológicos para o tratamento de esgoto passíveis de serem adotados pela população.

“Proporcionar meios de se tratar o esgoto doméstico aos nossos munícipes é uma forma de promover a sua dignidade. Quando tratamos o esgoto temos mais saúde, maior qualidade de vida e garantimos um meio ambiente melhor preservado” ressalta o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori.