Pular para o conteúdo

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Instala “Tanque de Evapotranspiração” no Parque da Cidade

data de 19 de novembro comemorou-se o Dia Mundial do Banheiro.  A data, instituída pela Organização das Nações Unidas-ONU em 2003, lembra a precariedade dos serviços de saneamento básico em todo o globo. Segundo dados do UNICEF, mais de 4 bilhões de pessoas não têm acesso a quaisquer serviços de saneamento básico.

No Brasil estima-se que cerca de 50% da população não tenha acesso à água tratada ou a sistemas de tratamento de esgoto.  “O lançamento de esgoto em sistemas rudimentares como fossas caipiras ou seu lançamento direto nos rios e córregos é uma das principais formas de contaminação do solo e da água de consumo e responsável pela manutenção de doenças de veiculação hídrica como diarreias, por exemplo, impactando diretamente a Saúde Pública”.  – Informa Paola Rodrigues Samora, Presidente do IPESA-Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais.

Atenta a essa realidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desenvolveu o Projeto Rio do Peixe Vivo. No âmbito desse projeto, nos dias 17 e 18 de novembro, foi implantado um “Tanque de Evapotranspiração” que irá tratar o esgoto dos sanitários do Parque da Cidade.

O sistema substituiu o biodigestor até então utilizado no local, cuja troca já estava prevista devido ao grande aumento de usuários do local. Implantado na forma de um curso prático-teórico e em esquema de mutirão, a ação contou com a coordenação da Professora Adriana Farina Galbiati, especialista nesse tipo de sistema de tratamento.  “Banheiros públicos são locais frequentemente esquecidos tanto pela população, quanto pelas administrações públicas. Na nossa gestão procuramos nos atentar para essas necessidades, olhando com mais carinho para locais muitas vezes esquecidos, mas que demandam uma atenção do poder público”. – Relata o prefeito, Ricardo Lopes.

Esse foi a segunda tecnologia ecológica para o tratamento do esgoto doméstico implantada no município sob esses moldes, vindo a somar com o Sistema Biodigestor, implantado com o apoio da Associação Ambientalista Copaíba, em agosto deste ano.  Ao todo, cerca de 20 (vinte) pessoas, dentre técnicos da prefeitura, empreendedores e profissionais da área puderam participar efetivamente do processo de implantação do sistema no Parque da Cidade.

O Projeto Rio do Peixe Vivo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desenvolvida conjuntamente ao Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais – IPESA, sendo um fruto da Parceria entre a Prefeitura Municipal e a Empresa 1A99. Tem por objetivo promover soluções para o tratamento do esgoto doméstico, por meio de sistemas de tratamento ecológicos, de baixo custo e eficácia comprovada, além de formar mão de obra local para a implantação desses sistemas em áreas rurais e urbanas e, dessa forma, preservar a qualidade da água e do solo nas bacias dos Rios do Peixe e Camanducaia.

Buscando a universalização dos serviços de saneamento básico em território municipal, os Departamentos de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural vem apoiando agricultores, produtores rurais, moradores de comunidades rurais e interessados em soluções adequadas para o tratamento do esgoto de seus imóveis através de orientações, acompanhamentos e assistência técnica gratuitas.

Os interessados podem obter mais informações sobre sistemas ecológicos para o tratamento do esgoto doméstico através dos telefones 3895-6430 ou 3855-9677, dos seguintes e-mails: meioambiente@socorro.sp.gov.br ou agricultura@socorro.sp.gov.br

Ou acesse o Guia Prático Manejo da Água 3a Edição – Rio do Peixe Vivo através do endereço eletrônico: https://meioambiente.socorro.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2022/06/Guia_Pratico_Manejo_da_Agua.pdf.