SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REALIZA PALESTRAS SOBRE ARBORIZAÇÃO

Marcos Faria Junior
Comunicação/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou mais um encontro virtual do Programa Arboriza Socorro, na quinta-feira (09).

O evento foi coordenado pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori, cerca de 22 pessoas participaram.

Na oportunidade foram realizadas duas palestras relacionadas à arborização urbana do município. Como palestrantes, estiveram presentes os biólogos, Ana Paula Balderi Sartori, da Associação Ambientalista Copaíba e Marcos A. Ribeiro Júnior, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“A Árvore no Contexto Urbano” foi o tema apresentado pelo biólogo da Secretaria de Meio Ambiente e contou com uma contextualização da importância das árvores nos ambientes urbanos e os benefícios por elas proporcionados não só ao bem estar humano, mas também à própria infraestrutura urbana. Além disso, foram apresentadas como são realizadas as avaliações pela Secretaria e as técnicas adequadas para a realização das podas urbanas.

No segundo momento da reunião, a bióloga, Ana Paula apresentou a palestra, “Aves e sua Relação com as Árvores Urbanas”, onde foram abordadas as relações benéficas entre as aves e as árvores no ambiente urbano.

“O papel das aves na dispersão das sementes e na promoção do equilíbrio ambiental, dando dicas de espécies adequadas para utilização na arborização urbana que são atrativas para a avifauna local” – comenta a bióloga, Ana Paula.

Ao final das apresentações foi realizado um debate e foi aberto um espaço para o esclarecimento de dúvidas.

O Programa Arboriza Socorro foi criado com vistas à gestão compartilhada e à promoção da arborização urbana no município de Socorro e conta com profissionais de diversas áreas, amantes e protetores da natureza.

“Nosso objetivo é promover um novo olhar sobre a manutenção das árvores da nossa cidade. As árvores são bens públicos e prestam serviços que vão muito além do embelezamento, elas preservam a infraestrutura urbana, além de minimizar a sensação térmica e combater a crise hídrica. Para que os benefícios proporcionados pelas árvores sejam garantidos, elas precisam ser mantidas com suas copas íntegras, sem suas copas as árvores perdem sua função.” – ressalta o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori.

“Trabalhamos por um Futuro Sustentável e para garantirmos qualidade de vida para nossa população, isso passa por termos uma cidade bem arborizada e cheia de vida ”. – finaliza o secretário, Tiago.

CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE PODA

Na manhã de sexta-feira (10), foram entregues os certificados de capacitação em Poda Urbana, ministrada aos servidores Municipais pelo Sr. José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município Verde Azul da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.