Secretaria Municipal de Meio Ambiente assina convênio com o governo do Estado de São Paulo, para a implantação de 100 hectares de sistemas agroflorestais

Créditos da  foto: Terra Planta Orgânicos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável assinou, na última sexta-feira (27), um convênio com o governo do Estado de São Paulo, para a implantação de 100 hectares de sistemas agroflorestais.

Recentemente, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo encaminhou aos municípios paulistas um chamado para envio de projetos ambientais no âmbito do Programa Refloresta – SP, voltados à proteção, conservação e restauração da vegetação nativa e ao fomento a sistemas produtivos agropecuários e florestais que contribuam para a geração de serviços ecossistêmicos.

O projeto apresentado por Socorro, intitulado Sistemas Agroflorestais Produtivos, foi um dos contemplados e receberá financiamento de R$ 1.558.000,00  para sua implantação.

O plano de trabalho prevê a implantação de 100 hectares de sistemas agroflorestais junto aos agricultores familiares locais, com o fornecimento de mudas, capacitação e acompanhamento técnico ao longo do seu desenvolvimento. Além disso, serão promovidas oficinas de capacitação e dias de campo sobre o tema, aberto aos produtores e pessoas interessadas no tema.

“Os sistemas agroflorestais consistem em uma metodologia de cultivo consorciado entre culturas de importância agronômica com plantas nativas que integram a floresta. É a forma de cultivo mais antiga, que permite uma alta diversidade de espécies e de interações entre elas, promovendo a preservação dos recursos naturais e atendendo às perspectivas do desenvolvimento rural sustentável”. Informa o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

“Os sistemas agroflorestais aperfeiçoam o uso da terra, conciliando a preservação ambiental com a produção agrícola, conservando o solo, diminuindo a pressão pelo uso da terra e fortalecendo a agricultura familiar”- ressalta o diretor de Desenvolvimento Rural, Alexandre Moreira.

Mais informações sobre o projeto e cadastramento de interessados devem ser realizadas pelo telefone (19) 3895-6430, e-mail: agricultura@socorro.sp.gov.br ou, presencialmente no Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural.