Secretaria Municipal de Meio Ambiente Alerta a população sobre o período seco e os riscos de queimadas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável alerta a população para o início do período seco e os riscos de queimadas no município. Os períodos secos do ano merecem maior cuidado por parte da população quanto à manutenção dos seus imóveis devido aos riscos da ocorrência de queimadas e sua propagação para os imóveis contíguos.

As queimadas colocam em risco a natureza, o patrimônio público e particular, a população de uma forma geral, destruindo em poucos minutos o que se leva uma vida inteira para construir.

‘’Além disso, promove o aumento de doenças respiratórias, impactando significativamente o sistema de saúde local”- Informa o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, a maioria das queimadas que ocorrem no município se originam da queima inadequada de lixo, materiais inservíveis ou para a limpeza de pastagens, que acabam tomando proporções maiores e atingindo outras propriedades.

A Prefeitura mantém serviço regular de coleta de lixo tanto em área urbana, quanto em área rural, além disso, disponibiliza o Complexo Ambiental Deputado Ricardo Izar para o depósito gratuito de materiais inservíveis. Ressalta-se que a queima do lixo, restos de móveis, materiais inservíveis ou de materiais da construção civil, bem como da vegetação para a limpeza de pastos e áreas verdes são consideradas crime ambiental, passível de multa pela nova Lei Municipal n° 4444/2022, recém aprovada pela Câmara Municipal.

“A nova Lei de Queimadas tornou mais rigorosa a penalização de quem pratica ou contribui para a ocorrência de queimadas no município. Some-se a isso um aumento na fiscalização, que nos permitirá identificar os eventuais infratores e responsabilizá-los ”-finaliza o secretário.

Denúncias sobre a ocorrência de queimadas podem ser realizadas pelo Whatsapp (19) 99613-7057