Secretaria de Meio Ambiente incentiva práticas de conservação do solo

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro estimula a adoção de práticas de conservação do solo como forma de combater a erosão e promover técnicas agrícolas mais responsáveis e conscientes.

Durante a implementação dos modelos de Sistemas Agroflorestais (SAF) na Estação Agroecológica Municipal, foram aplicadas técnicas como o uso de curvas de nível para evitar a erosão e melhorar a absorção de água pelo solo. Além disso, serão construídas barraginhas para reter a água mesmo em áreas com pouca inclinação. Essas estruturas visam demonstrar o sistema de plantio em nível, especialmente em um município com topografia acidentada, onde práticas de conservação como essa são pouco comuns.

Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural, Alexandre Moreira, o início da estiagem é uma época propícia para a prática de conservação do solo, como a construção de curvas de nível e terraços. “Nesse período, a terra não está tão úmida devido aos dias de chuva, facilitando as intervenções. Essas ações estão sendo realizadas em uma área demonstrativa, permitindo que os interessados visualizem os resultados e possam replicar as técnicas em suas propriedades”.

Além disso, o projeto “Práticas Conservacionistas da Água e do Solo no Circuito das Águas” foi aprovado pelo Comitê de Bacias do Mogi Guaçu. O objetivo desse projeto é desenvolver ações de educação ambiental voltadas para o manejo, a conservação e a preservação da água, com foco na conservação e uso do solo em três municípios da Sub-Bacia do Rio do Peixe.

O Departamento de Desenvolvimento Rural oferece assistência e extensão àqueles que desejam obter mais informações e técnicas sobre conservação do solo. Os interessados podem entrar em contato com o departamento pelo telefone (19) 3855-6430 ou e-mail agricultura@socorro.sp.gov.br.