Secretaria de meio ambiente entrega composteiras para duas escolas municipais

Equipamentos foram doados à Prefeitura no fim de janeiro pela Semente Maçônica e são utilizados para educação ambiental

Composteiras devem ser utilizadas por alunos para obter fertilizantes

Henrique Cisman
Imprensa/Prefeitura

Na manhã de quinta-feira (19), colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizaram a entrega de quatro composteiras para utilização em duas escolas municipais – Camanducaia e Professora Luiz Rovesta Conti (Pinhal). Os equipamentos foram obtidos pela Prefeitura em janeiro, com a finalidade de educar os alunos da rede municipal sobre a importância do processo de compostagem.

O procedimento consiste em reutilizar matéria orgânica para a produção de fertilizantes. Os componentes mais comumente utilizados nesse processo são restos de alimentos e poda (galhos, folhas etc.). Dispondo das composteiras, os alunos poderão transformar o lixo orgânico em adubo, que será utilizado na própria escola, nas hortas e jardins.

As composteiras foram construídas e doadas à Prefeitura pela Semente Maçônica de Socorro. A entrega foi realizada em janeiro. De acordo com os criadores do projeto, intitulado “Seu lixo não é um problema, é a solução”, o objetivo é conscientizar o maior número de pessoas sobre a responsabilidade individual que cada um tem com a produção do lixo e seu descarte adequado.

“Os alunos ficam motivados por estar produzindo seu próprio composto orgânico, e isso desperta neles uma consciência em ajudar o meio ambiente. A intenção é que esse conhecimento seja replicado em casa, com amigos e pessoas próximas”, ressalta a colaboradora da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vanessa Manias.