SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REALIZOU PALESTRA DE “AGROFLORESTA COM FOCO NA PRODUÇÃO DE CAFÉ” PARA PRODUTORES RURAIS DE SOCORRO

Marcos Faria Junior
Comunicação/Prefeitura

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do Departamento de Desenvolvimento Rural, promoveu uma palestra gratuita e online com agricultores e interessados no tema Agrofloresta, na última quarta-feira (02/06).

A palestra sobre “Agrofloresta com foco na produção de Café”, foi ministrada pelo agricultor, Eduardo Carriça, da Terra Planta Orgânicos. A empresa Terra Planta Orgânicos, localizada no município de Sabáudia-PR, trabalha com produção de café, em conjunto com frutas manga, abacate, banana e limões e árvores madeireiras.

“Foi muito importante conhecer a experiência e as dificuldades enfrentadas no sistema e principalmente ver as oportunidades geradas e a possibilidade de se ter um modelo de produção rentável associado à preservação do ambiente” – relata, Ellen Fontana, produtora rural bairro do Serrote.

“Agregou conhecimento, novas técnicas, reaproximação da agricultura com sua essência, nova possibilidade de produção de alimentos e renda, preservando o solo e respeitando o meio ambiente. Esta iniciativa sobre a tecnologia da cafeicultura no sistema de Agrofloresta, abre uma nova oportunidade de diferenciação do nosso café, totalmente alinhado com as expectativas dos consumidores” – afirma os produtores rurais presente na reunião.

“O encontro foi muito relevante, haja visto a participação de pessoas importantes do agro Municipal, sobretudo da cafeicultura, que estão despertando o interesse de uma agricultura com mais responsabilidae quanto ao meio ambiente.  O poder público pretende fomentar mais ações como essas além de outras iniciativas para fortalecer a agricultira sustentável no município” – afirma  Alexandre Moreira de Souza, diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural.

“Tivemos mais de 30 participantes que puderam conhecer essa metodologia que alia produção de alimentos e conservação ambiental, agregando ainda mais conhecimento a todos” – comenta o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.