SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REALIZARAM UM ENCONTRO VIRTUAL COM OS FUNDADORES DO “PROJETO RIOS & RUAS”

Marcos Faria Junior
Comunicação/Prefeitura

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizaram um encontro virtual com os fundadores do “Projeto Rios & Ruas”, na última quarta-feira (15).

O projeto Rios & Ruas, foi criado em São Paulo no ano de 2010 pelo arquiteto e urbanista José Bueno e o geógrafo Luiz de Campos Jr, visando reconhecer a natureza de rios soterrados por ruas e construções contribuindo assim para despertar uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano.

“Precisamos entender que rios não são sujos e não cheiram mal, mas sim o lixo e o esgoto que o ser humano joga nele” – relata o arquiteto e urbanista, José Bueno.

“A gente vai se afastando do que é natural. Nosso processo é repensar nossa relação com o que é vivo. É proteger o que é vivo. É um trabalho de transformação do nosso olhar”- completou o geógrafo, Luiz de Campos.

O evento foi coordenado pelo Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Presidente do COMDEMA, Tiago Sartori, contando com a participação de 22 pessoas.

Na oportunidade os palestrantes abordaram sobre a sensibilização da sociedade sobre a realidade dos rios esquecidos, e de realizar expedições para contar a história dos cursos d’água, sua relação com a cidade e tentar de alguma maneira mudar a mentalidade da população.

“Nosso objetivo é criar uma massa crítica, pessoas que tenham informações e possam discutir sobre políticas públicas” – ressalta o Presidente do COMDEMA e Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori.