SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REALIZA VISITAÇÃO A CRECHE MODELO DE SUSTENTABILIDADE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, juntamente com o Departamento Municipal de Planejamento e de Urbanismo, bem como o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori e a diretora de Planejamento Urbano, Mayara Gigli, visitaram a Creche Municipal Prof. Domingos Augusto Damasceno Junior, na última sexta-feira (20).

A visitação realizada após o horário de funcionamento devido à pandemia de Coronavírus foi motivada pelo fato da edificação ser uma “Instalação Modelo de Sustentabilidade”, contemplando em sua estrutura diversos conceitos voltados à sustentabilidade ambiental e ao conforto dos seus usuários. A instalação também contempla itens voltados à acessibilidade, como rampas e sanitários adaptados.

A diretora da creche, Sra. Viviane G. Fatichi abordou sobre a rotina diária local e como se utilizam de materiais reutilizados para o desenvolvimento de atividades lúdicas, mostrando a separação dos materiais recicláveis, a forma de armazenamento dos restos alimentares destinados ao serviço de compostagem e a horta onde o composto que retorna é utilizado.

Na oportunidade os técnicos discutiram sobre as características construtivas existentes na unidade que foram contempladas na nova Creche que está para ser inaugurada no Bairro do Oratório; dentre elas destacam-se sistemas de economia de água, aproveitamento da iluminação natural, ventilação cruzada e grandes áreas permeáveis no entorno, dentre outras, que além de proporcionar economia aos cofres públicos, trazem maior conforto térmico no seu interior.

“É extremamente satisfatório ver que os conceitos implantados na Instalação Modelo de Sustentabilidade estão sendo replicados nas obras públicas. Esse é um exemplo que deve ser seguido não só pela Prefeitura em suas futuras obras, mas deve ser difundido para a população, com vistas à sustentabilidade do nosso município” – ressalta o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.