Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza projeto Vira Adubo no bairro Jardim Gollo

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável iniciou, no dia 02 de maio, o projeto ‘’Vira Adubo Comunitário’’, no bairro Jardim Gollo.

O projeto visa o fortalecimento da coleta de resíduos orgânicos domésticos e implantação de processo de compostagem junto à Horta Urbana Agroecológica, no Jardim Gollo.

Desde 2015, a Secretaria já vinha realizando a coleta de orgânicos residencial no bairro e encaminhando o material para a compostagem no Complexo Ambiental Municipal.

Com o novo projeto, que está recebendo apoio financeiro do FUMDEMA (Fundo Municipal de Meio Ambiente), será implantado um espaço comunitário de compostagem junto à Horta Urbana Agroecológica no próprio Bairro, o que permitirá um aumento da separação e destinação adequada dos resíduos orgânicos locais e difundirá as práticas de sustentabilidade ambiental.

O trabalho será realizado pela agente ambiental Amanda Dutra, contratada para auxiliar na implantação e cuidar do dia-a-dia do projeto desenvolvido pela Secretaria.

“O aumento da separação e destinação correta de resíduos orgânicos do bairro acarretará na diminuição de gastos públicos, aumentará a vida útil do aterro sanitário; servirá como adubo para a horta do bairro; além de contribuir com a preservação de recursos naturais’’ – ressalta o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

“A criação de um centro de compostagem em conjunto com a horta agroecológica criará a oportunidade de participação ativa da comunidade na solução dada aos resíduos orgânicos e na produção de alimentos”, finaliza o secretário.

A secretaria de meio ambiente agradece a todos os moradores que tem participado ativamente do trabalho e convida quem ainda não está envolvido a participar.

Mais informações pelo telefone 3855-9677.