Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável firma parceria com Copaíba para restauração florestal

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro estabeleceu um Termo de Parceria com a Associação Ambientalista Copaíba visando à mobilização e ao pré-cadastramento de proprietários rurais interessados em realizar a restauração florestal das matas ciliares e do entorno das nascentes de seus imóveis.

O objetivo principal do projeto é mobilizar e pré-cadastrar proprietários rurais interessados em realizar a recuperação das matas ciliares e das áreas ao redor das nascentes de seus imóveis.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, Tiago Sartori, “propriedades com mais cobertura vegetal nativa apresentam maiores volumes de água, água de melhor qualidade e solo mais rico em nutrientes, tornando-as mais produtivas quando comparadas a propriedades sem cobertura nativa”.

O pré-cadastramento dos interessados será realizado pelos departamentos de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural. O diretor de Desenvolvimento Rural, Alexandre Moreira, destaca que “a iniciativa é de extrema importância ao produtor rural porque ações de recuperação como essas agregam valor financeiro e ambiental, tanto à produção agrícola, quanto aos imóveis”.

A Associação Ambientalista Copaíba é uma organização sem fins lucrativos, classificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que tem se dedicado à conservação e restauração da Mata Atlântica desde 1999. Com sua atuação abrangente em diversos municípios do Estado de São Paulo, a associação é reconhecida como uma referência em projetos de restauração florestal.

Os interessados em promover a restauração das matas ciliares e das nascentes em suas propriedades podem manifestar interesse preenchendo o formulário no link https://forms.gle/NGA8hVRSvoBxcsjr7; pessoalmente, nos departamentos de Meio Ambiente ou de Desenvolvimento Rural; ou pelos telefones (19) 3855-9617 e (19) 3895-6430.