Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Socorro trabalha por solução definitiva contra poluição no Rio do Peixe

A Prefeitura de Socorro atua em diversas frentes para discutir e buscar soluções definitivas para as ocorrências de poluição no Rio do Peixe. No dia 11 de outubro, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reuniu com gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais. Estiveram presentes a Superintendência de Fiscalização Ambiental – SEFIS; o Núcleo de Denúncias e Requisições do Sul de Minas e a Diretoria Regional de Fiscalização Ambiental do Sul de Minas.

Durante a reunião, a Semad trouxe atualizações sobre as ações do Estado de Minas Gerais para remediar o problema de poluição no Rio do Peixe. Eles compartilharam documentos, como notas técnicas e relatórios, e apontaram que as multas aplicadas às empresas envolvidas somam quase 20 milhões de reais. Além disso, informaram que, das cinco empresas ativas em Munhoz, município vizinho a Socorro, três estão embargadas pelas autoridades de proteção ambiental.

Em relação a uma dessas empresas, que é apontada como a principal causadora dos danos, a Semad constatou que não estava em operação, com instalações abandonadas e sem maquinário. O órgão destacou que está usando todos os meios administrativos e legais disponíveis para cessar os danos ambientais no Rio do Peixe, e que solicitou apoio da Advocacia Geral do Estado para ações judiciais.

Dando continuidade às ações, na terça-feira (17), o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori, participou de uma reunião das câmaras do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande. A Bacia Hidrográfica do Rio Grande – BHRG fica localizada na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo e engloba 393 municípios paulistas e mineiros. Camila Conti, da Associação Ambientalista Copaíba, também representou Socorro.

Na reunião, foi discutida a contaminação por efluentes de lavanderias e tinturarias em Munhoz, que impacta o Rio do Peixe. Tiago e Camila, com apoio do CBH-Mogi, apresentaram um histórico detalhado do problema, exibiram imagens, vídeos e documentos relacionados ao caso, e solicitaram apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, que abrange a bacia do Rio do Peixe.

Como próximos passos, o comitê entrará em contato com autoridades estaduais e federais para obter atualizações sobre o caso e discutir como podem mediar o conflito. O secretário Tiago Sartori comenta que “a Prefeitura de Socorro tem atuado em todas as esferas estaduais, federais e intermunicipais para buscar solução definitiva para o problema da poluição do Rio do Peixe”.