Secretaria de Meio Ambiente amplia o Projeto Vira Adubo

O Projeto Vira Adubo, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e que realiza a compostagem de resíduos orgânicos acaba de receber mais um apoiador.

No dia 28 de julho, o Supermercado Sartori se tornou mais um parceiro do programa, somando ao Grinberg’s Village Hotel, ao Centro Administrativo e as dez escolas da Rede Municipal de Ensino que destinam seus resíduos orgânicos (restos de alimentos, cascas de frutas e ovos, bagaços e etc.) ao processo de compostagem realizado no Complexo Ambiental.

Foi realizada uma sensibilização e a orientação dos funcionários da empresa para a separação correta dos resíduos gerados na empresa.  Na oportunidade foi esclarecido que orgânicos, quanto os recicláveis, dispõem de serviços de coleta e devem ser acondicionados de forma adequada e disponibilizados para a coleta nas datas certas.

“Quase metade dos resíduos domiciliares correspondem a resíduos orgânicos. O mau gerenciamento desses resíduos ocasiona a poluição da água e do solo, além de gerar gastos ao município. Reaproveitar os resíduos orgânicos traz grandes benefícios econômicos, sociais e ambientais’’- cita o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

O Projeto Vira Adubo recebe os resíduos orgânicos, que deixam de serem enviados ao Aterro Sanitário Municipal, estendendo sua vida útil e gerando economia aos cofres públicos. Os resíduos são submetidos ao processo de compostagem gerando, por fim, um composto orgânico que pode ser utilizado em hortas e jardins.

Empresas interessadas em contribuir com o projeto podem obter mais informações junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone: (19) 3855-9677.