Propriedade rural recebe plantio de mudas nativas da mata atlântica

À esquerda, de boné, o dono da propriedade, após realizar o plantio das mudas com os alunos
Criança realiza o plantio, supervisionado pela professora

Henrique Cisman
Imprensa/Prefeitura

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou mais uma ação de plantio de mudas nativas em uma propriedade rural socorrense, após ser procurada pelo dono do terreno com vistas ao reflorestamento do local. As mudas são típicas da Mata Atlântica e foram plantadas na manhã de quinta-feira (12), com participação de alunos da Escola Municipal do Camanducaia.

“Além do ganho ambiental futuro que se tem com o plantio dessas árvores, também é uma oportunidade de mostrar e explicar às crianças a importância da preservação de zonas de mata e de nascentes”, aponta o diretor municipal do Meio Ambiente, Marcelo Tavares.

O local escolhido para o plantio é justamente no entorno de uma nascente. “As crianças são o futuro do nosso país… Devemos mostra-las o valor da natureza”, comenta o proprietário da área reflorestada, Sr. Antônio. Vale destacar que sem a presença de mata ciliar, as nascentes logo podem secar.

A presença de vegetação evita a erosão do solo e contribui para a infiltração de água na terra, além de servir de abrigo e fonte de alimento para diversos animais. A Secretaria de Meio Ambiente espera firmar novas parcerias com proprietários rurais para recuperar áreas devastadas pela ação humana.

Para solicitar a recuperação ambiental de uma propriedade, o dono do terreno deve entrar em contato pelo telefone (19) 3855-9617, ou procurar pela Secretaria de Meio Ambiente, no Centro Administrativo Municipal.