Pular para o conteúdo

Projeto Rio do Peixe vivo promove curso sobre Saneamento Rural Ecológico

Na última semana foi realizada mais uma etapa do Projeto Rio do Peixe Vivo.  Fruto de uma parceria realizada entre a Prefeitura Municipal e o Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais – IPESA, o projeto foi patrocinado pela empresa 1A99 e tem por objetivo a disseminação de técnicas de manejo da água e de soluções ecológicas de baixo custo para o tratamento do esgoto em propriedades rurais.

Contando com o apoio da Associação Ambientalista Copaíba, o curso foi ministrado por Guilherme Castagna, especialista em sistemas de saneamento ecológicos e por Paola Samora, diretora do IPESA. Ao todo cerca de 40 participantes puderam ouvir sobre formas alternativas de tratamento de esgoto e sua reutilização, na forma de húmus estabilizado e livre de contaminantes, para a promoção da fertilidade do solo.

Os participantes puderam conhecer o vermifiltro e o círculo de bananeiras, implantados na sede da Copaíba e que tratam o esgoto e as águas das pias e chuveiros, respectivamente.  Após a explanação teórica foi a hora de literalmente colocar as mãos na massa, sendo construído, de forma coletiva e participativa, sob a supervisão dos coordenadores do curso, um biodigestor de alvenaria, que é um sistema que além de tratar adequadamente o esgoto domiciliar, reaproveita os gases produzidos no sistema.

Além de difundir sistemas ecológicos de tratamento de esgoto financeiramente viáveis, o curso teve a intenção de formar mão de obra local para a implantação desses sistemas. “O esgoto pode ser uma fonte de recursos importante para o produtor.

‘’Temos que quebrar esse paradigma e mudar nosso olhar acerca dessa questão. Existem tecnologias de tratamento de baixo custo que podem muito bem ser adotadas e, além disso gerar renda aos produtores.  O esgoto é, acima de tudo, uma rica fonte de nutrientes para o solo, desde que adequadamente tratado” – informa o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

“Estamos conversando com o IPESA e estudando a realização de novas formações”– finaliza o secretário.

Ao final do curso foi realizada uma roda de conversa onde os participantes explanaram sobre a vivência e trocaram conhecimentos. Os sistemas de saneamento abordados no curso e outros estão descritos no Guia Prático Manejo da Água – 3a Edição.

Rio do Peixe Vivo”, disponível para acesso gratuito na página eletrônica oficial da Secretaria de Meio Ambiente: https://meioambiente.socorro.sp.gov.br/publicacoes/guia-pratico-manejo-da-agua.