Projeto de restauração ecológica do Parque da Cidade completa um ano

O Projeto de restauração ecológica do Parque da Cidade ’’João Orlandi Pagliusi’’ acaba de completar um ano. Iniciado em março de 2021, o projeto conta com o auxílio da Associação Ambientalista Copaíba e visa transformar o Parque da Cidade em um espaço de uso coletivo mais agradável e ecologicamente correto para seus usuários através do plantio de milhares de árvores nativas, a implantação de uma trilha ecológica e de novos equipamentos de lazer.

Inserido às margens do Rio do Peixe e próximo a espaços amplamente visitados pela população local e por visitantes, tais como o Horto Municipal, a Nova Feira de Malhas e o Moda-Shopping, o Parque da Cidade constitui um dos principais equipamentos públicos destinados ao desenvolvimento de atividades esportivas, culturais, e de lazer do município. Entretanto, apesar de estar inserido em meio urbano, apresenta áreas de mata ciliar e vários fragmentos florestais descontinuados no seu entorno.

“O plantio de árvores no parque contemplou o uso de diversas espécies nativas que além de arborizar a área interna do parque, melhorando seu paisagismo e diminuindo a sensação térmica em seu interior, permitirão a conexão dos fragmentos e a formação de um verdadeiro mosaico de florestas urbanas dentro da cidade”- Informa o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

Ao todo foram plantadas mais de 20.000 mudas de espécies nativas de ocorrência regional.

“A conexão entre os fragmentos e o plantio de espécies nativas permitirão o trânsito da fauna silvestre, que se alimentarão dos frutos dessas árvores e promoverão a dispersão das suas sementes”- diz o biólogo, Marcos Júnior.

As mudas já plantadas vêm sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e têm apresentado um bom desenvolvimento.

Até atingirem um porte maior, as mudas são muito suscetíveis às agressões externas como, por exemplo, geadas, falta d’água, dentre outros fatores climáticos. Contudo, o pior dano ocasionado é decorrente do vandalismo.

‘’Dessa forma, pedimos a população que nos ajudem a cuidar e zelar dessas mudas pois são um bem coletivo e um patrimônio público com importantes funções ambientais”. – comenta o prefeito, Ricardo Lopes.