Projeto da Prefeitura transforma mais de 200 mil litros de matéria orgânica em composto orgânico

O Projeto “Vira Adubo” alcançou um marco significativo: ultrapassou a marca de 200 mil litros de restos de alimentos transformados em composto orgânico em apenas dois anos. Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, o projeto conta com a participação de: dez escolas municipais e uma estadual, quatro empresas, Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, além de dezenas de moradores do Bairro Jardim Gollo.

Somente no ano de 2023, foram coletados 57,1 mil litros de restos de alimentos das empresas, 19 mil litros das escolas e 8,4 mil litros do bairro Jardim Gollo. Os moradores do bairro contribuem voluntariamente, depositando seus restos de alimentos em tambores. A iniciativa demonstra a importância de aproveitar a matéria orgânica, uma vez que metade dos resíduos domésticos gerados nas cidades brasileiras consiste nesse tipo de material.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori, explica que a compostagem é um processo biológico que transforma a matéria orgânica em adubo, possibilitando que o ciclo natural da vida aconteça de forma sustentável. “Ao percebermos que os resíduos de alimentos são nutrientes para o solo, compreendemos que não faz sentido enviá-los para aterros sanitários e depois adquirir fertilizantes sintéticos para recuperar a produtividade das terras degradadas. Transformar matéria orgânica em adubo é um ato de respeito à vida, que também preserva a natureza, evita gastos desnecessários e possibilita o cultivo de alimentos saudáveis e orgânicos”.

O sucesso desse projeto, contudo, apenas é possível graças à mobilização dos geradores de resíduos e a dedicação da equipe do Complexo Ambiental Municipal, formada por Dárcio da Silva, Vitor Gabriel de Moraes, Carlos Alberto de Camargo, Vicente Pinto e Valdir Ferreira. Além desses, Amanda Dutra desenvolve atividades de educação ambiental junto às escolas e comunidade, sensibilizando e orientando as pessoas para a separação correta dos resíduos.

O processo de geração do adubo inicia com a coleta dos tambores cheios de restos de alimentos, que são levados ao Complexo Ambiental Municipal. Lá, a matéria orgânica úmida (restos de alimentos) é depositada em leiras e coberta com matéria seca triturada, proveniente dos restos de poda da arborização urbana e jardinagem do município. Após 4 a 5 meses, o adubo já está formado e é doado aos moradores da cidade.

Além disso, o cavaco resultante da trituração dos restos de poda da cidade também é doado aos moradores de Socorro para ser utilizado em plantações para proteger o solo e aumentar seu micro bioma, garantindo uma maior produtividade.

Os materiais podem ser retirados gratuitamente no Complexo Ambiental, à Estrada Farmacêutico Oswaldo Paiva. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 13h.