Projeto Agroflorestal em Socorro avança com área no Bairro Serrote

O Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro apoiou a implantação de mais 10.000m2 de sistema agroflorestal, desta vez na Fazenda São João, no bairro Serrote.

Sofia Vita de Araújo, proprietária da Fazenda São João, destacou a importância do projeto para a sustentabilidade ambiental e para a renda dos agricultores. “O que me fez decidir pelo sistema agroflorestal foi a forma que o sistema adota para recuperar o solo. É um modelo de agricultura sustentável que traz uma fonte de renda diversificada para os agricultores. Uma forma orgânica e extraordinária de produção”, comentou.

A agrofloresta é uma forma de lavoura otimizada, em que árvores são plantadas em conjunto com culturas agrícolas. Neste projeto, o foco está na produção de café sombreado, visando colheitas de cafés especiais, além da produção de abacate e banana.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, aprovada no âmbito do Programa Refloresta SP, financiado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.  O projeto conta ainda com apoio do Programa Raízes do Mogi Guaçu e da CATI.

Interessados em conhecer mais sobre o cultivo de café e abacate em Sistemas Agroflorestais devem entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Rural – no Espaço do Produtor (Praça Rachid José Maluf, nº 180) ou pelo telefone (19) 3895-6430.