Programa de saneamento rural é lançado em Socorro

As secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde da Prefeitura de Socorro lançaram, nessa terça-feira, 25 de abril, o Programa Municipal de Saneamento Rural. Com o objetivo de promover o tratamento de esgoto doméstico na área rural, a iniciativa busca garantir a segurança hídrica e a saúde das populações rurais do município. O evento de lançamento contou com a participação de cerca de 80 pessoas.

A execução do projeto do Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural contará com assistência técnica do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (Ipesa), que apresentou a diretora Paola Samora, e os técnicos Vinicius e Luciano, que irão trabalhar em campo com os beneficiados.

Durante o evento, a Dra. Isabel Figueiredo, agente técnica dos projetos financiados pelo FEHIDRO e assessora de Saneamento Rural da CATI/SAA, ministrou uma palestra sobre o atual panorama do saneamento rural, seus desafios e apresentou o sistema que os beneficiados irão receber, explicando seu funcionamento e eficácia.

No evento, o vice-prefeito, Henrique Cézar, destacou que “a parceria entre as secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi, e continuará sendo, imprescindível para viabilizar saneamento rural em Socorro”.

O prefeito de Socorro, Ricardo Lopes comentou que “o programa de saneamento rural é uma importante iniciativa para a melhoria das condições de vida das populações rurais e para a preservação do meio ambiente”.

O Programa foi financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), beneficiando ao todo 311 famílias das regiões do Rio do Peixe e Moraes/Lagoa, que receberão o sistema compacto de tratamento de esgoto unifamiliar, com biodigestor e caixa de gordura.