Produtores rurais de Socorro recebem certificado de transição agroecológica

O Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro iniciou a aplicação do Protocolo de Transição Agroecológica a partir da assinatura de um termo de adesão junto a produtores rurais da cidade em dezembro de 2022. A ação segue as diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), cujo objetivo é promover a agroecologia e a produção orgânica por meio do uso sustentável dos recursos naturais e do aumento da oferta e consumo de alimentos saudáveis.

Pela aplicação desse protocolo, quatro produtores rurais de Socorro receberam duas declarações e um certificado de transição agroecológica em evento realizado pela CATI na feira BIOFAIR Brasil 2023, na cidade de São Paulo. Os produtores Alfred Erbert, Alexia Nunez, Marcio de Oliveira Santos Filho e Rodrigo Formagio foram homenageados durante o evento, que contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, Tiago Sartori; do Diretor de Desenvolvimento Rural, Alexandre Moreira; e da técnica responsável pelo protocolo, Tamy Reis Fregonesi. Também participam do programa os produtores Fernando Apone e Leandro Botacin.

A declaração ou certificado de transição agroecológica permitem aos produtores diferenciar e agregar valor a seus produtos no mercado. O Departamento de Desenvolvimento Rural incentiva a transição para modelos produtivos agroecológicos e orgânicos, visto que há demanda crescente pela agricultura sustentável e por alimentos saudáveis.

Os produtores rurais interessados em participar do programa e obter mais informações podem entrar em contato com a equipe responsável no Espaço do Produtor Rural ou pelo telefone (19) 3895-6430.29