Produtores rurais assistem a palestras para criação de associação de piscicultura

O Espaço do Produtor Rural “Engenheiro Agrônomo Joaquim Gilberto Vieira” sediou uma série de palestras sobre piscicultura voltadas a produtores rurais socorrenses, na noite de terça-feira (11). O objetivo principal é formar uma associação de piscicultura que possibilite menores custos de produção e maior valorização do produto.

Em torno de 40 produtores acompanharam as cinco palestras técnicas e outras duas de representantes de empresas ligadas ao setor: a primeira sobre energia solar renovável através do uso de placas fotovoltaicas e outra sobre rações próprias para a criação piscicultora.

O zootecnista e pesquisador científico do Instituto de Pesca, Vander dos Santos, abriu o encontro falando sobre o cultivo de tilápia em tanques escavados.

Na sequência, o diretor geral do Instituto de Cooperativismo e Associativismo, Diógenes Kassaoka, falou sobre a importância de cooperativas e associações na valorização do produto final, bem como redução de custos, através da união dos associados.

A terceira palestra foi conduzida pelo dirigente da assessoria técnica da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, José Luiz Fontes, e tratou do preenchimento de uma declaração de conformidade da atividade agropecuária. O engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Socorro, Rodrigo Binotti, deu maiores explicações sobre a declaração aos produtores.

Em seguida, o veterinário da municipalidade, Dr. Ricardo Salles de Campos, explicou a relevância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para o controle da qualidade do produto, bem como a vantagem de obter o selo para agregar maior valor à produção.

Encerrando as palestras, o zootecnista da Coordenadoria Técnica de Assistência Integral, Emanuel Haddad, falou sobre o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), explicando que se trata de uma boa opção para financiamentos na piscicultura.

Para o diretor municipal de Desenvolvimento Rural, Paulo Lorensini, a união dos produtores através de uma associação é fundamental para reduzir os custos e aumentar os ganhos com a piscicultura.

Além de Lorensini, compareceram ao ciclo de palestras o vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Alfred Erbert, a engenheira agrônoma da Prefeitura, Salete Ishikawa, e a coordenadora de desenvolvimento rural, Giulia Defendi.

Os interessados em participar da associação de piscicultura de Socorro devem procurar pelo Departamento de Desenvolvimento Rural, através do telefone (19) 3895-6430.

Diretor de Desenvolvimento Rural, Paulo Lorensini, ao lado do dirigente da assessoria técnica da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, José Luiz Fontes