Primeiras análises de solo são entregues a produtores rurais

O diretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural, Paulo Lorensini, realizou a entrega das quatro primeiras análises químicas e físicas de propriedades agrícolas para produtores rurais, na manhã de sexta-feira (6), no Espaço do Produtor Rural. Outras 96 análises ainda serão entregues.

Esta é a primeira etapa do programa de fertilidade e conservação de solos, lançado no fim de agosto. Segundo Lorensini, o resultado das análises “tanto minimiza os custos privados do agricultor quanto reduz os custos sociais, como a poluição ambiental decorrente do uso excessivo de fertilizantes”, afirma.

Para poder participar do programa, os agricultores devem pertencer a uma das associações de produtores rurais do município. A iniciativa é voltada à Agricultura Familiar, responsável por fornecer em torno de 30% dos alimentos que compõem a merenda escolar servida pela Prefeitura.

“A análise do solo possibilita maior produtividade agrícola e menor utilização de insumos, resultando em uma produção sustentável de alimentos e na garantia de um solo fértil também para as futuras gerações”, salienta a engenheira agrônoma do departamento, Salete Ishikawa.

A ocupação desordenada e sem planejamento do solo, assim como as práticas incorretas de manejo, comprometem a qualidade da terra e podem gerar danos ambientais. Para mais informações a respeito do programa, entre em contato pelo telefone (19) 3895-6430.