Prefeitura se cadastra em programa inovador de reciclagem

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se cadastrou em um programa de reciclagem que lida com produtos “não recicláveis”, isto é, cujo procedimento é mais difícil do que o ocorrido com vidros e embalagens plásticas em geral, por exemplo. O programa é idealizado pela empresa norte-americana TerraCycle e desenvolvido em 21 países pelo mundo através de parcerias com empresas com responsabilidade ambiental.

A partir de agora, os seguintes materiais podem ser levados às unidades de Ecoponto de Socorro para reciclagem: escovas de dente e tubos de creme dental, esponjas de limpeza de uso doméstico e respectivas embalagens, lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, borrachas, apontadores, marca-texto e marcadores permanentes e de quadro branco, seja qual for a marca destes produtos.

Após reunir uma quantidade mínima, a Prefeitura vai enviar estes produtos em remessas para a TerraCycle, sem custos à municipalidade, e os mesmos serão transformados em uma nova matéria-prima, chamada Pellet, a qual servirá para produção de objetos como bancos, lixeiras etc.

Além de reduzir o volume de lixo despejado no Aterro Sanitário Municipal, a iniciativa também resulta em benefícios sociais. A cada quantia mínima coletada e enviada, a Prefeitura soma pontos que posteriormente são trocados por dinheiro, cujo destino pode ser uma escola pública ou entidade sem fim lucrativo, e a escolha é do parceiro do projeto.

Até o momento, o Programa Nacional de Reciclagem da TerraCycle no Brasil conta com apoio financeiro das empresas Faber-Castell, Colgate e Esponjas Scotch-Brite. Outras empresas, como a Avon, estão na lista de espera para participar.

Atuante desde 2001, a TerraCycle já coletou mais de 3,7 bilhões de unidades de resíduos e gerou 15,6 milhões de reais em doações. São mais de 63 milhões de pessoas ao redor do mundo participando do projeto. Para conhecer melhor a iniciativa e como participar, acesse www.terracycle.com.br.