Prefeitura realiza entrega de biodigestores no bairro dos Moraes

As secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde da Prefeitura de Socorro fizeram a entrega, com apoio da equipe de saúde da ESF Moraes, de biodigestores e caixas de gordura no bairro dos Moraes. A ação é parte do Programa de Instalação de Fossas Sépticas Biodigestores – Garantindo o Saneamento Rural e a Segurança Hídrica da Sub-Bacia do Rio Camanducaia.

A iniciativa busca promover o tratamento de esgoto doméstico na área rural, a fim de garantir a segurança hídrica e a saúde das populações rurais do município. Nessa etapa, foram entregues 42 biodigestores e houve capacitação com orientações para instalação e uso dos equipamentos na igreja do bairro.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori, explicou que “o programa beneficiará mais de 300 as famílias no tratamento do esgoto, tanto das águas dos sanitários quanto das chamadas ‘águas cinza’, oriundas de pias e do chuveiro. O objetivo é tratar o esgoto na sua origem, trazendo saúde para as pessoas e para o meio ambiente”.

O Programa foi financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), beneficiando 311 famílias, sendo 160 da região Moraes/Lagoa, por meio do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (BCH-PCJ). Os beneficiários receberão o sistema compacto de tratamento de esgoto unifamiliar, com biodigestor e caixa de gordura. A execução do projeto conta com assistência técnica do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (Ipesa).