Prefeitura realiza a primeira oficina de Vassouras Ecológicas

A Prefeitura Municipal de Socorro realizou a primeira Oficina de Vassouras Ecológicas, nos dias 19 e 20 de agosto, no Centro Municipal de Ensino Profissionalizante – CEMEP.

Conduzida por Giorggio Abrantes, conhecido popularmente como Gari Ecológico, a oficina ensinou aos presentes o processo de confecção das vassouras e varais ecológicos, que utiliza garrafas PET em sua construção.

“A reutilização das garrafas PET, através de processos relativamente simples de transformação, para a produção de vassouras e varais ecológicos é uma forma de contribuir com a preservação ambiental ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de trabalho e de geração de renda para as pessoas” – afirma Secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

Segundo o próprio Giorggio Abrantes, a fabricação de vassouras e varais ecológicos tem o potencial de mudar vidas.

“Aprendi um pouco na fábrica de vassouras em uma clínica, após uma época em que eu bebia muito. Após o tratamento, quando voltei para casa, coloquei em prática, aperfeiçoei os equipamentos que usava para fábrica e comecei a fazer vassouras recicladas. Hoje fabricar vassouras mudou minha vida” – relata o Gari Ecológico.

Participaram das Oficinas os cooperados da Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança- CORENOVA e os integrantes do grupo de artesanato de Socorro.

“É por meio de iniciativas como essa que promovemos a capacitação da população, visando alternativas de geração de renda para a comunidade, sem deixar de conservar nosso ambiente. Procuramos sempre estimular a redução gradativa do consumo de materiais, bem como sua reutilização ou reciclagem. Preservando nossa natureza, garantimos o futuro de nossos filhos” – comenta o prefeito, Ricardo Lopes.