Prefeitura promove capacitação em sistemas agroflorestais produtivos

As equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro realizaram a primeira capacitação em Sistemas Agroflorestais Produtivos (SAFs) para produtores rurais. A iniciativa contou com a colaboração da consultoria Sucessional.

O treinamento é parte do projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos e reuniu 34 pessoas entre participantes do projeto, produtores já envolvidos em SAFs e interessados no assunto. O curso abordou temas como manejo de agroflorestas, fertilidade do solo, adubação verde e produtividade de culturas como café e abacate dentro do sistema.

A capacitação incluiu atividades práticas na Estação Agroecológica Municipal, seguidas pela visita a agroflorestas estabelecidas nas propriedades de Célio de Moraes e na Pousada Recanto dos Adelphos, em espaço cedido pelos parceiros Ivone e Pádua Bonfá. A experiência ofereceu embasamento teórico e técnico, fomentando a troca de conhecimentos entre os participantes.

O participante do Curso, André Jardim parabenizou a Prefeitura de Socorro pela iniciativa: “é muito bom ver que vocês pensam diferente e acreditam na produção de alimentos com qualidade sem agredir o meio ambiente”. A futura produtora em sistema agroflorestal, Ellen Cavarsan destacou que o curso superou suas expectativas.

Outras capacitações, oficinas e dias de campo estão previsto ao longo deste ano.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aprovada no âmbito do Programa Refloresta SP, financiado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP. O projeto conta ainda com apoio da CATI e da Associação Ambientalista Copaíba.

A meta é implantar no mínimo 100 hectares de sistemas agroflorestais (SAF) em Socorro até 2026, fornecendo mudas, capacitação e acompanhamento técnico aos agricultores.

Interessados em participar podem obter mais informações pelo telefone (19) 3895-6430; por e-mail: agricultura@socorro.sp.gov.br; presencialmente, no Departamento de Desenvolvimento Rural, que fica no Espaço do Produtor Rural (Praça Rachid José Maluf, s/n); ou preenchendo a manifestação de interesse no link: