Prefeitura, ONGs e grupos de proteção realizam campanha contra o abandono de animais

O abandono de animais domésticos é um problema frequente e que nos últimos meses vem aumentando. Após a pandemia, muitos estão deixando seus pets por questões de mudanças de casa, de cidades, separações, perda de emprego e, principalmente, por questões econômicas.

Abandonar os animais nas ruas gera sofrimento extremo, que afeta a saúde e o bem-estar do animal, além de deixá-los sujeitos a maus-tratos, atropelamentos e doenças, diminuindo sua expectativa de vida, nas ruas os animais passam fome, sede, estresse, medo e angústia e isso faz com que a imunidade destes animais caia e aumente o risco de contraírem zoonoses, podendo trazer um problema de saúde pública.

Quem tem um animal de estimação precisa saber que é responsável por ele e que se não o deseja mais deve obrigatoriamente doá-lo a uma pessoa responsável. O abandono de animais é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n° 9.605 de 1998).

“As Ongs e Grupos de Proteção não tem local para colocar os animais abandonados. O Canil Municipal, está geralmente perto da lotação total e tem que obedecer aos critérios para recolhimento definidos no Código de Postura do Município”, explica a Diretora de Meio Ambiente, Giulia Defendi.

A Comissão da Causa Animal vem discutindo a meses estratégias para coibir esse tipo de prática e hoje está lançando uma forte campanha contra o abandono. “Precisamos reforçar, através de uma educação ambiental, esse tipo de atitude não pode ser aceita, precisamos ressaltar que essa prática é crime”, disse a Diretora de Meio Ambiente, Giulia Defendi. A campanha será divulgada na rádio, jornal, redes socais e serão colados cartazes nos locais com maior circulação de pessoas.

A multa por abandono e maus-tratos de animais pode chegar a R$ 4.903,50.

As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da Fiscalização (19) 99613-7057, ou pelo e-mail fisc.ambiental@socorro.sp.gov.br