Prefeitura lança programa de fertilidade e conservação dos solos agrícolas

A Prefeitura de Socorro, através do Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural, criou um programa para preservar a fertilidade e manter conservados os solos agrícolas. Nesta primeira etapa, são oferecidas cem análises de solo gratuitas para agricultores – análises química (macro e micronutrientes) e física.

A iniciativa é destinada aos praticantes da Agricultura Familiar de Socorro que façam parte de uma das associações de produtores rurais do município.

“Não é possível praticar agricultura moderna sem análise de solo. Este programa tanto minimiza os custos privados do agricultor quanto reduz os custos sociais, como a poluição ambiental, decorrente do uso excessivo de fertilizantes”, explica o diretor de Desenvolvimento Rural, Paulo Lorensini.

Vale ressaltar que a ocupação desordenada e sem planejamento do solo, assim como as práticas incorretas de manejo, comprometem a qualidade da terra e podem gerar danos ambientais, por exemplo, quando há uso de adubos químicos e fertilizantes em excesso.

“A análise do solo possibilita maior produtividade agrícola e menor utilização de insumos, resultando em uma produção sustentável de alimentos e na garantia de um solo fértil também para as futuras gerações”, salienta a engenheira agrônoma Salete Ishikawa.

O chefe da Casa da Agricultura de Socorro, Rodrigo Binoti, também elogiou o novo programa: “A análise do solo constitui-se numa ferramenta altamente relevante e necessária para um plantio seguro. Plantações saudáveis, cultivadas em um solo equilibrado, correm muito menos risco de serem afetadas por doenças”, afirma.

Para mais informações sobre como participar do programa, os interessados devem ligar para (19) 3895-6430.