PREFEITURA GERA SUSTENTABILIDADE COM RECAPAGEM DE PNEUS DA FROTA DE VEÍCULOS

Marcos Faria Junior
Comunicação/Prefeitura

A frota municipal de veículos pesados continua contribuindo com a sustentabilidade ambiental do município e minimizando os gastos públicos através da utilização de pneus recapados.

A recapagem consiste em um processo de substituição das bandas de rodagem desgastadas por outras novas. Como a banda de rodagem é a única parte do pneu em contato com o solo, seu desgaste ocorre mais rapidamente que as outras estruturas.

A recapagem dos pneus é realizada por empresas especializadas, certificadas pelo INMETRO e recebe um selo de conformidade garantindo sua utilização.

A técnica promove a extensão da vida útil dos pneus, atendendo a critérios rigorosos para garantir as mesmas condições de segurança e desempenho dos pneus novos a uma fração do seu custo.

Os pneus usados da frota municipal de veículos são encaminhados para uma empresa e submetidos a testes. Aqueles considerados aptos sofrem a substituição das bandas de rodagens, sendo novamente testados para depois retornar a serem utilizados nos veículos da frota municipal, já os considerados inaptos para utilização segura são descartados e destinados a empresas que os transformam e utilizam em outros materiais como no asfalto, por exemplo.

‘’A recapagem dos pneus é uma medida eficiente uma vez que permite prolongar sua utilização de forma segura, deixando de descartar um material que poderia ser reutilizado. Além de gerar benefícios pela diminuição do consumo, gasta menos energia na sua produção e gera economia aos cofres públicos’’ – afirma o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

A prática já permitiu a reutilização de 71 pneus do ano de 2020 até o presente momento.