Prefeitura Entrega fossas sépticas a produtores rurais de Socorro

Foto: Rovilson Rosante, morador do bairro dos Cubas

Aconteceu na segunda-feira (22), a entrega de fossas sépticas a produtores rurais. A entrega foi feita pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – COMDER e pela Prefeitura, através do Departamento de Desenvolvimento Rural.

As fossas sépticas, ou fossas biodigestoras, foram adquiridas com recursos da Prefeitura de Socorro e do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural, sendo assim, fornecidas gratuitamente a produtores ligados às associações dos bairros Cubas, Viscondessas, Agudo, Chave, Oratório, Pereiras, Marianos, Lagoa, Serrote, Currupira entre outros.

“Mais de 130 produtores rurais já receberam estes conjuntos. É um trabalho contínuo, de grande impacto na área rural” – comenta Alexandre Moreira de Souza, diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural.

“Até o momento, cento e trinta produtores rurais foram beneficiados com a entrega destas fossas sépticas, número pequeno em relação à extensão de nossa zona rural. Portanto, estamos realizando anualmente estas entregas, visando melhorar o tratamento de esgoto na zona rural e a não poluição dos mananciais. O meio ambiente agradece” – comenta o diretor de Desenvolvimento Rural da Prefeitura.

“A instalação da fossa séptica é muito importante para o meio ambiente e para a saúde pública, porque muitas doenças são transmitidas pela contaminação do ambiente em que vivemos. Com a instalação, os efluentes não são descartados nos cursos d’água, evitando a contaminação da água e do solo, podendo ainda reutilizar a água na qual sai com 80% de pureza para irrigação de plantios como, café e outras lavouras” – concluiu o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Tiago Sartori.

Os interessados em se inscreverem no programa de Saneamento Básico Rural devem procurar o Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro, através do telefone, 19 3895-6430 ou pessoalmente no Espaço do Produtor Rural “Engenheiro Agrônomo Joaquim Gilberto Vieira”, localizado na Praça Rachid José Maluf.

O que são Fossas Sépticas:

As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicada, sobretudo, para a zona rural ou residências isoladas.

Dentro do sistema as bactérias anaeróbias agem sobre a parte sólida do esgoto decompondo-o, esta decomposição é importante, pois torna o esgoto residual com menor quantidade de matéria orgânica, e este agora pode ser lançado de volta à natureza.

O sistema é mantido através da adição periódica de bactérias do tipo bacillus subtillis, que mantém o sistema em perfeito funcionamento, não havendo necessidade de remoção de nenhum resíduo.