Prefeitura entrega biodigestores nos bairros Lagoa e Varginha

As secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde da Prefeitura de Socorro entregaram 79 biodigestores nos bairros Lagoa e Varginha, avançando mais uma etapa no Programa Municipal de Saneamento Rural. A iniciativa busca promover o tratamento de esgoto doméstico na área rural, a fim de garantir a segurança hídrica e a saúde das populações rurais do município.

Durante a entrega, os moradores dos bairros participaram de capacitação sobre a importância do saneamento rural e de como realizar a instalação correta do sistema, composto por biodigestor, caixa de gordura e círculo de bananeira. Ao todo, serão beneficiadas 311 famílias das regiões do Rio do Peixe e Moraes/Lagoa, que receberão o sistema compacto de tratamento de esgoto unifamiliar, com biodigestor e caixa de gordura.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, Tiago Sartori, “o programa permitirá o tratamento, em sua origem, do esgoto, tanto das águas dos sanitários quanto das águas de pias e do chuveiro”.

O Programa foi financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), por meio dos comitês das bacias hidrográficas: Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (BCH-PCJ) e Rio Mogi Guaçu (CBH-Mogi).