Prefeitura e CORENOVA assinam Termo de Cooperação

A Prefeitura de Socorro e a Cooperativa de Trabalho de Reciclagem Nova Esperança – CORENOVA, assinaram Termo de Cooperação que trata da coleta seletiva no município.

No acordo, válido por 12 meses, a cooperativa auxilia na coleta e também executa triagem, beneficiamento, comercialização dos resíduos recicláveis e manutenção dos Ecopontos existentes, sendo um no caminho das Lavras de Baixo e outro no caminho turístico do Rio do Peixe. A Prefeitura, por sua vez, fornece o veículo para a realização da coleta e repassa, mensalmente, valor para o custeio de despesas gerais.

O reaproveitamento e a reciclagem de resíduos domiciliares cumprem diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Beneficiam o meio ambiente, prolongam a vida útil do Aterro Sanitário Municipal, promovem economia ao erário e geram e inclusão social aos cooperados.

A CORENOVA trabalha, há cinco anos,  na separação dos materiais recicláveis em Socorro. A presidente da cooperativa, Camila Casagrande, comenta que “11% do total de resíduos produzidos na cidade são reciclados. Em comparação, o índice de reciclagem no Brasil é de apenas 4%”.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori avalia que, se cada um de nós pudesse separar seu lixo adequadamente e descartá-lo nas datas certas para a coleta, teríamos um aumento significativo da vida útil do aterro sanitário e maior geração de renda a quem mais precisa. “É uma ação em que a sociedade ganha pela diminuição do custeio do aterro e melhorias na qualidade de vida e os cooperados ganham pelo aumento do volume de materiais coletados e a diminuição das perdas com o descarte inadequado, que permitem maior lucratividade”, explica.

O Prefeito Ricardo Lopes ressaltou o sucesso da parceria. “Nossa cidade tem dado passos importantes rumo à sustentabilidade, sem deixar de observar a questão social e econômica. É isso que importa: mudar a vida das pessoas pra melhor”, finaliza.