PREFEITURA E COPAÍBA CONCLUEM PRIMEIRA ETAPA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DO PARQUE DA CIDADE

A Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Associação Ambientalista Copaíba, concluiu a primeira etapa da restauração ecológica do Parque da Cidade, com o plantio de mais de oito mil mudas de árvores nativas em cinco hectares do parque.

“As arvores plantadas no Parque trarão mais vida e verde para esta importante área pública, tornando-o ainda mais bonito e agradável para todos os visitantes” – comenta Tiago Sartori, secretário de Meio Ambiente.

No total, o projeto prevê a recuperação de uma área de 20,6 hectares por meio do plantio e condução de regeneração natural de mais de 30 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

Para que a restauração tenha sucesso, o secretário convida os visitantes para que ajudem a proteger as mudas, mantendo-se nas trilhas das áreas em restauração e ficando o trânsito de veículos somente em locais permitidos.

Além do morro e margem do rio, foi reforçada a área onde já haviam árvores, chamada de “área das frutíferas”, e realizado plantio nas áreas no entorno do parque, desde a divisa com o Almoxarifado Municipal as proximidades do portão de entrada do Parque, na altura do Terminal Rodoviário.

“As áreas descampadas receberam mudas nativas e esperamos, em breve, ter um parque com árvores frondosas, que darão sombra, flores, frutos e atrairão aves, dando vida ao local” – concluiu o secretário.

A próxima etapa já teve início com a preparação de área de preservação permanente no Residencial Palma Real, onde há duas nascentes que abastecem o Parque da Cidade.