Prefeitura de Socorro reforça ações de proteção ao Rio do Peixe

Na última semana, a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria de Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Fiscalização, realizou ações voltadas ao saneamento rural ao longo do Corredor Turístico do Rio do Peixe.

Tais ações fazem parte de um projeto maior, que visa impulsionar medidas de saneamento ambiental nas áreas rurais do município de Socorro.

Os empreendimentos localizados às margens do Rio do Peixe foram consultados acerca das suas soluções de saneamento, em especial sobre o tratamento do esgoto e o descarte de resíduos, notificados a apresentarem seus projetos e receberam material de apoio para eventuais adoções.

“Esse é um passo essencial para a proteção do Rio do Peixe. O rio, além de ser nosso maior atrativo turístico e gerar empregos e renda a diversos munícipes, ainda é nossa fonte de abastecimento de água e não devemos medir esforços para protege-lo”. Informa o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

A Prefeitura encontra-se realizando diversas ações visando resguardar as águas do Rio do Peixe.

Recentemente, foram aprovados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos-FEHIDRO, dois projetos voltados ao saneamento rural: o Plano de Saneamento Rural do Município de Socorro, que estabelecerá as diretrizes do saneamento básico, em suas quatro vertentes: drenagem de águas pluviais, resíduos sólidos, água e esgoto, para toda a área rural do município, e o programa de substituição de sistemas rudimentares de tratamento de esgoto, que irá substituir as fossas negras e valas abertas por sistemas biodigestores, de eficácia comprovada para o tratamento do esgoto de pequenas famílias rurais.

Outro projeto que vem sendo realizado é o Rio do Peixe Vivo, que promove o uso de sistemas ecológicos de tratamento de esgoto e água, e a formação de mão de obra local para a sua implantação.

Contando com o apoio de uma empresa local e desenvolvido junto ao Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais-IPESA, foi elaborado o Guia Prático Manejo da Água, disponível para acesso gratuito na página eletrônica oficial da Prefeitura (meioambiente.socorro.sp.gov.br) e encontram-se abertas as inscrições para a participação da capacitação que será realizada em agosto. As inscrições deverão ser realizadas no seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/m1V7njwTmkG2k7hB6.

Maiores informações sobre sistemas de saneamento rural podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo telefone (19) 3855-9677 ou pelo e-mail: meioambiente@socorro.sp.gov.br.