PREFEITURA DE SOCORRO REALIZA PODA DE ÁRVORES SEGUINDO PRECEITOS TÉCNICOS, AMBIENTAIS E LEGAIS

Rafael Pompeu
Comunicação/Prefeitura

Os colaboradores da Secretaria de Serviços da Prefeitura receberam um treinamento, realizado no final de julho, sobre a maneira correta de podar árvores, seguindo preceitos técnicos, ambientais e legais.

Desde então, o conhecimento adquirido tem sido colocado em prática nas árvores existentes nas vias e praças públicas da zona urbana do município, podando aquelas que estavam gerando conflitos com a rede elétrica ou sobre casas; com galhos muito baixos, realizando o levantamento de copa; ou para limpeza de galhos secos.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori, toda poda deve sempre manter o formato, a estética e a sanidade das árvores, possibilitando que ela realize as suas funções. Há três principais tipos de podas:

– Formação da árvore – quando se tira os brotos laterais;

– Adequação da copa – compatibilizando a árvore aos espaços disponíveis e aos equipamentos urbanos;

– Manutenção: retirada de tocos, ramos secos, doentes, com pragas, parasitas etc.

Para proteger as árvores, a legislação proíbe as podas drásticas, que são aquelas que retiram ou alteram a copa da árvore e trazem prejuízos a saúde das plantas e às suas funções ambientais.

Solução de dúvidas ou solicitações de podas de árvores em vias e praças públicas da zona urbana de Socorro podem ser feitas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através do telefone (19) 3855-9617, em horário comercial.