Prefeitura de Socorro conquista mais de R$ 900 mil para programa de compostagem e agricultura urbana e periurbana

A cidade de Socorro conquistou uma posição de destaque no cenário nacional, ao ficar em terceiro lugar no chamamento público para apoio a projetos inovadores de compostagem e agricultura urbana e periurbana, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Além disso, o município alcançou o primeiro lugar na região Sudeste, consolidando-se como referência no tema.

O chamamento recebeu um total de 167 inscrições de todo o país. A proposta de Socorro, para ampliação e aperfeiçoamento de programa de compostagem e agricultura urbana e periurbana no município, obteve 93 pontos, o que a classificou em primeiro lugar na região Sudeste. Como resultado, a cidade receberá apoio financeiro do MMA no valor de R$ 916.228,90.

O projeto beneficiará, direta ou indiretamente, toda a população da cidade. A compostagem atenderá a 3 mil estudantes de 15 escolas, grandes geradores e moradores do Jardim Gollo. As hortas urbanas agroecológicas serão utilizadas na merenda de 2 mil alunos e ainda poderão atender cerca de 1,8 mil moradores de seu entorno. Os compostos orgânicos serão distribuídos a escolas, postos de saúde e hortas urbanas e periurbanas, beneficiando mais de 7 mil pessoas.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, Tiago Sartori, explica que “a proposta promoverá a qualidade ambiental, a conservação e o uso sustentável de recursos naturais. Fomentar a gestão compartilhada dos resíduos sólidos, mobilizando grandes geradores e comunidade, é uma forma eficaz de combater as mudanças climáticas, prover segurança alimentar, proporcionar inclusão socioeconômica e estender a vida útil do Aterro Sanitário Municipal”.

O prefeito Ricardo Lopes reforça que “a premiação representa um reconhecimento do esforço contínuo de Socorro em promover práticas sustentáveis e inovadoras. A Prefeitura está comprometida em fortalecer a sustentabilidade ambiental, a agricultura local e a segurança alimentar. A premiação é um incentivo adicional para continuarmos nesse caminho de desenvolvimento consciente e responsável”.

A conquista de Socorro não apenas destaca o município no cenário nacional, como também traz recursos significativos para impulsionar iniciativas ambientais, mostrando o trabalho por um futuro sustentável.