Pular para o conteúdo

Prefeitura de Socorro alerta a população sobre descarte irregular de resíduos de saúde

A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria da Saúde alertam sobre a geração de resíduos das áreas de saúde, o chamado lixo hospitalar, como por exemplo, seringas, gazes, agulhas, fitas para curativos, ataduras, restos de medicamentos. As pastas competentes reforçam que estes materiais não podem ser descartados no lixo comum, de acordo com a Lei Municipal nº3.406/2010, art. 98.

Estabelecimentos como por exemplo clínicas, hospitais, consultórios, farmácias, clínicas veterinárias, laboratórios e outros que geram lixo hospitalar, devem estar atentos aos riscos de um curso inadequado deste tipo de lixo, pois o destarte inadequado é prejudicial para os coletores, tanto quanto aos recicladores, que fazem a triagem do material.

“De maneira nenhuma, este lixo deve chegar à cooperativa, visto que, além de ser contaminado, estes dejetos não podem ser reciclados, sendo assim mais uma vez o gerador deve dar a finalidade correta a estes materiais, entrando em contato com a Secretária Municipal de Saúde para ser orientada sobre o destino correto do lixo hospitalar” – comenta o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

Todas empresas ou autônomos que precisem descartar resíduo de saúde devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3855-9663 e realizar o cadastro para coleta.

Faça sua parte! Colabore com a limpeza da cidade. Separe seus resíduos que podem ser reciclados para a coleta seletiva e não descarte resíduos nas calçadas.