Prefeitura conclui limpeza e desassoreamento de trecho urbano do Rio do Peixe

A empresa Porto de Areia Aliança, contratada pela Prefeitura de Socorro, concluiu a limpeza e desassoreamento de trecho urbano do Rio do Peixe com cerca de 1,5km. Os trabalhos levaram cerca de dez meses e têm como finalidade facilitar o fluxo de água superficial sobre o rio e revitalizar as margens através da remoção de lixo.

O volume de material retirado do rio foi de 2.334,50 m³ entre sedimentos e lixo. Em alguns pontos, a profundidade do rio chegou a 3,15m, sendo que a média geral do trecho atendido foi de 2m.

O desassoreamento e limpeza do rio colabora para evitar possíveis enchentes no trecho urbano, que possui histórico de alagamentos e inundações. O trecho nunca havia recebido processo de dragagem e desassoreamento.

Aterro e entulho no entorno e dentro do rio diminui a capacidade de vazão e gera assoreamento da drenagem, dificultando o fluxo hídrico. Sua remoção melhora a regeneração natural do ecossistema, bem como aumenta a capacidade de fluxo do rio.

“É importante que a população colabore com a manutenção da limpeza do Rio do Peixe, evitando o descarte irregular de lixo, principalmente os resíduos mais volumosos, reduzindo os danos ao meio ambiente e a possibilidade de enchentes” – comentou o prefeito Ricardo Lopes.