PREFEITURA ATENDEU 223 DENÚNCIAS, RELACIONADAS À CRIAÇÃO E MAUS-TRATOS A ANIMAIS NO ANO DE 2021

Marcos Faria Junior

Comunicação/Prefeitura

O Departamento de Fiscalização e Posturas da Prefeitura de Socorro atendeu 223 denúncias, relacionadas à criação e maus-tratos a animais no ano de 2021. Ao total foram aplicados 22 autos de infração.

Após receber a denúncia a fiscalização vai ao local, em todos os casos, os tutores são orientados em relação às perfeitas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem estar dos animais, assim como providências pertinentes à remoção de eventuais dejetos por eles deixados nas vias públicas. Em casos graves os tutores são autuados, e a multa por abandono e maus-tratos de animais pode chegar a R$4.447,40. Em casos considerados gravíssimos, os animais são retirados do local.

“A maioria dos casos de maus-tratos atendidos ocorre devido à negligência dos seus tutores. Deixar o animal preso a correntes ou cordas, mantê-lo em local pequeno, sujo, sem ventilação, sem espaço para locomoção, sem acesso à água tratada, sem alimentação adequada e diária, sem assistência veterinária quando adoece ou se acidenta, ou sem abrigo coberto são formas de maus-tratos”, afirma a diretora de Meio Ambiente, Giulia Defendi.

Devido ao grande aumento de abandono de animais nos últimos meses, as ações de fiscalização estão sendo intensificadas e contam com apoio da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Denúncias podem ser feitas através do WhatsApp da Fiscalização: (19) 99613-7057, ou pelo e-mail: fisc.ambiental@socorro.sp.gov.br.