Prefeitura alerta sobre a ocorrência de febre amarela em Minas Gerais

Diante das últimas informações que dão conta sobre surto de Febre Amarela Silvestre, ocorrendo em algumas cidades do Estado de Minas Gerais, e o papel desempenhado por primatas (macacos) no ciclo desta doença, a Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, através do Departamento de Desenvolvimento Rural alerta os produtores rurais.

A solicitação é para que os produtores estejam atentos à possibilidade de encontrar macacos em suas propriedades, que apresentem comportamento anormal ou sinais clínicos descritos:

Depressão, Movimentação lenta (mesmo quando perseguido), Ausência de instinto de fuga; Isolado de seu grupo; Perda de Apetite, desnutrido e desidratado; Lesões na pele, secreções nasais ou nos olhos e quando mortos recentemente, ou ainda até encontro de ossadas desses animais.

De acordo com o Engº Paulo Lorensini, do Departamento de Desenvolvimento Rural, a presença da febre amarela em macacos, sinaliza a circulação viral (presença do vírus no local) e desta forma ajuda no desenvolvimento de estratégias de prevenção da doença em humanos. “A morte de primatas é um importante alerta para a saúde pública”, diz.

O recado é para que caso observem macacos com esses sinais clínicos ou já mortos, comuniquem imediatamente o Departamento de Desenvolvimento Rural, no telefone: (19) 3895-6430 ou pessoalmente na Praça Rachid José Maluf, 180, (antigo almoxarifado) – Centro de Socorro.  Falar com Engº Paulo Lorensini ou Veterinário Ricardo Salles Campos.