Plantio dos SAFs marca início das atividades na Estação Agroecológica Municipal

No dia 1º de junho, a Estação Agroecológica Municipal de Socorro recebeu o primeiro plantio dos Sistemas Agroflorestais Produtivos, conhecidos como SAFs. O objetivo é criar áreas demonstrativas que servirão como exemplo e incentivo para práticas sustentáveis na agricultura.

Os SAFs são sistemas que combinam o cultivo de espécies agrícolas com a preservação de áreas florestais, promovendo a diversidade de espécies e a recuperação do solo. Além de proporcionar uma produção sustentável de alimentos, esses sistemas contribuem para a conservação da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

A iniciativa faz parte do projeto de implantação de SAFs com foco em café e frutas, promovido pela Prefeitura de Socorro, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. A ação contou com a participação do prefeito, Ricardo Lopes, da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Departamento de Desenvolvimento Rural, e de representantes da sociedade civil de Socorro e de outros municípios.

O prefeito de Socorro, Ricardo Lopes, destaca que “a presença da comunidade local demonstra o engajamento e o interesse em promover práticas agrícolas mais conscientes e amigáveis ao meio ambiente”.

O diretor de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro, Alexandre Moreira, explica que com o plantio dos SAFs, a Estação Agroecológica Municipal se torna um espaço de referência para agricultores, estudantes e interessados em conhecer e adotar práticas agroecológicas. “Essas áreas demonstrativas serão importantes instrumentos de educação ambiental e incentivo à agricultura sustentável na região. O projeto representa um passo significativo rumo a um modelo de produção agrícola mais consciente e alinhado com a preservação do meio ambiente”.