Percentual de lixo reciclado precisa aumentar, alerta secretaria de meio ambiente

O serviço de coleta de lixo da Prefeitura recolhe diariamente cerca de 40 toneladas de resíduos, dentre materiais orgânicos e recicláveis. Em um mês, essa quantia totaliza, em média, 1.200 toneladas. Entretanto, apenas 4,1% deste montante são separados pela população para reciclagem, ou seja, somente 50 toneladas.

Isso quer dizer que quase 96% do lixo recolhido vai parar no Aterro Sanitário Municipal, fato que esgota mais rapidamente seu tempo de vida útil. Vale ressaltar que a separação entre lixo orgânico e lixo reciclável é fundamental para o processo de reciclagem e deve ser realizada pela própria população.

A Prefeitura faz coleta seletiva em todos os bairros da zona urbana e em 33 bairros da zona rural – confira o itinerário completo ao final do texto.

“Com a separação correta dos materiais recicláveis, muito do que hoje é descartado como lixo pode ser reutilizado após o trabalho feito pela Associação de Reciclagem, evitando, assim, impactos ambientais em decorrência do esgotamento do Aterro Sanitário”, explica o secretário de Meio Ambiente, João Preto de Godoy.

A municipalidade gasta, em média, R$ 300,00 por cada tonelada de lixo, dentre coleta, triagem e destinação final dos resíduos gerados em Socorro.

É importante ressaltar que alguns resíduos, como óleo de cozinha usado, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, eletrônicos em geral, entulhos de construção, pneus, móveis e restos de poda devem ser levados diretamente pelos responsáveis aos Ecopontos.

Confira, a seguir, o que são resíduos orgânicos e quais materiais são recicláveis:

Lixo orgânico: Restos de alimentos, ossos, espinhas de peixes, cascas de frutas e ovos, borra de café, erva-mate, roupas, papel higiênico, lenços, fraldas, guardanapos de papel, absorventes e fezes de animais.

Materiais recicláveis:

Papéis: jornais, revistas, papelão, folha sulfite, caixinhas de leite.

Plásticos: garrafas de refrigerante (PET), embalagens plásticas, sacos e sacolas plásticas, potes plásticos em geral, isopor.

Vidros: garrafas, copos, frascos de vidro.

Metais: latinhas de alumínio, latas de conservas e óleo, latas de tinta.

Observação: Todos os materiais devem estar lavados