Parceria entre Prefeitura e Sabesp dá início ao projeto escolar “Socorrendo Rios e Ambientes”

Reunião definiu cronograma de atividades ao longo do ano

Henrique Cisman
Imprensa/Prefeitura

Dando continuidade à proposta de educação ambiental de crianças – realizada pela Prefeitura em parceria com a Sabesp –, o gestor de responsabilidade socioambiental da companhia, Paulo Brito, reuniu-se com membros das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, na quinta-feira (22), para definir o cronograma de atividades do projeto “Socorrendo rios e ambientes”.

Foi definido que todos os professores da Rede Municipal receberão uma apostila para nortear as atividades desenvolvidas com seus respectivos alunos ao longo do ano. O caderno é dividido em capítulos, tais como “Ecologia e Meio Ambiente”, “Futuro da Água” e “Tratamento de Esgotos”, além de apresentar curiosidades sobre o meio ambiente e propor tarefas de caráter sustentável.

Também foram escolhidas as escolas do Jardim Santa Cruz, Vila Palmira e Jardim Araújo/Teixeira para receberem acompanhamento do gestor Paulo Brito ao longo do projeto, segundo calendário que vai de março a novembro e prevê de uma a duas atividades mensais, tais como teatros, oficinas, rodas de conversa, confecção de cartazes etc.

Para o dia 9 de agosto – data de aniversário do município –, a ideia é organizar um desfile pelas ruas da cidade e elaborar faixas e enfeites que aludam à conservação da biodiversidade. Em 23 de novembro, haverá uma celebração pelo Dia do Rio. O projeto se encerra dia 28, em cerimônia a ser definida.

A secretária municipal de Educação, Célia Maria Monti Viam Rocha, aprova a iniciativa: “É um projeto muito importante, afinal as crianças são o futuro, e delas se espera o respeito para com o meio ambiente. As apostilas são bastante didáticas, temos certeza de que o resultado será satisfatório”.

Também integrante do projeto, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que além de educar as crianças, as quais atuam como agentes multiplicadores junto a familiares e amigos, a iniciativa também gera pontos para Socorro no Programa Município VerdeAzul.