Palestra sobre produção comercial de abacate acontece na próxima quinta-feira

Socorro concentra 3% dos produtores do Estado de São Paulo

Henrique Cisman
Imprensa/Prefeitura

Está marcada para a próxima quinta-feira (26), a partir das 19h, no Espaço do Produtor Rural de Socorro, uma palestra técnica destinada a produtores de abacate do município, que será ministrada pela engenheira agrônoma Dra. Tatiana Cantuarias-Avilés, atuante desde 1992 como pesquisadora e consultora na cultura do abacateiro.

Tatiana dissertará sobre os principais tratos culturais na produção comercial de abacates. Segundo levantamento do Departamento de Desenvolvimento Rural, Socorro possui 18.128 pés de abacate e 159 produtores do fruto, que correspondem a 1,41% e 3% em relação a todo o Estado de São Paulo, respectivamente.

O cultivo de abacate resulta em R$ 950 mil anuais. No último ano, foram produzidas 607 toneladas, o que representa 0,68% de toda a produção paulista – 88.296 toneladas. Na palestra organizada pelo Departamento de Desenvolvimento Rural, um dos objetivos é encontrar formas de agregar mais valor ao produto.

A palestrante

Tatiana Cantuarias-Avilés é graduada em agronomia pela PUC de Valparaiso, no Chile. Alcançou o título de mestre no setor em 1995, pela Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel. Já no Brasil, formou-se doutora em fitotecnia (cultivo e reprodução de plantas) em 2009, pela USP, onde também fez seu pós-doutorado, concluído em 2017, pelo programa Jovem Pesquisador.

Desde sua licenciatura, em 1992, Tatiana se dedica à pesquisa de manejos culturais, produção, propagação e avaliação de novos cultivos de copas e porta-enxertos de abacateiros, sendo um dos mais gabaritados nomes nesta área. Para mais informações, ligue (19) 3895-6430.