Palestra orienta produtores para certificação orgânica

O Espaço do Produtor Rural “Engenheiro Agrônomo Joaquim Gilberto Vieira” sediou na noite de terça-feira (16) uma palestra ministrada pelo auditor fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eng.º Agr.º Marcelo Laurino, com o objetivo de orientar os produtores rurais socorrenses no procedimento de certificação orgânica.

Acompanharam a palestra 22 produtores interessados em certificar seus produtos. Laurino tirou dúvidas sobre o que é um produto orgânico, a finalidade da certificação, quem pode fazê-la, como é feita e quais os benefícios para a produção orgânica.

Também assistiram à palestra: o vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Alfred Erbert; os engenheiros agrônomos das Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATI) de Socorro e Campinas, Rodrigo Bonitti e Hiromitsu Ishikawa, respectivamente; e a coordenadora de desenvolvimento rural de Socorro, Giulia Defendi.

“A produção orgânica vem crescendo no município. A procura por alimentos saudáveis é cada vez maior”, aponta o diretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural, Paulo Lorensini.

Para a engenheira agrônoma Salete Ishikawa, “esta é uma oportunidade para os agricultores conscientes da necessidade de mudanças, e a parceria com o MAPA vem para auxiliar nesta transição do sistema de produção convencional para o orgânico, pensando em melhorar a qualidade de vida tanto de quem produz quanto de quem consome.”.

Os interessados em certificarem suas produções orgânicas devem procurar o Departamento de Desenvolvimento Rural, telefone (19) 3895-6430.